Psicologia das cores: como aplicar ao marketing

Cada sensação é reação de uma cor, e para entender melhor como isso funciona é que surgiu a ciência da psicologia das cores

DESIGNER BRASILEIROS
14/11/2018

Descubra como surgiu a ciência da psicologia das cores

O nosso cérebro tem a capacidade de identificar e transformar as cores nas mais variadas sensações em nosso corpo.

Cada sensação é reação de uma cor, e para entender melhor como isso funciona é que surgiu a ciência da psicologia das cores.

Esta ciência nos ajuda a interpretar a interação entre as cores e sensações geradas em nosso cérebro.

Usando a psicologia das cores

A psicologia das cores é uma forte ferramenta empresarial que auxilia os seus usuários a atraírem seus consumidores pelas emoções afetadas por meio das cores em suas propagandas.

Consequentemente, o bom uso desta tecnologia permite a organização obter maior venda de seus produtos e alcançar maior público de clientela no estimo de compra/venda.

Quer saber um pouco mais sobre cada cor? Então vamos lá.

Cores primárias

  • Vermelho: Em regra geral esta cor representa algo como: Dinâmico, quente e chamativo. Utilizada em placas de sinalização, liquidações e zonas de perigo.
  • Amarelo: Em regra geral esta cor representa algo como: Otimismo, felicidade e sensação de acolhimento. Junto com o vermelho, estimula o apetite. No ambiente corporativo passa transparência. Em transporte público coletivo, representa zona de assento preferencial.
  • Azul: Em regra geral esta cor representa algo como: O tom claro provoca sensação de suavidade, estimula a produtividade e transmite sucesso. Esta cor também gera sensação de paz e tranqüilidade.

Cores secundárias

  • Laranja: Seu significado padrão é algo como: animosidade, calor, lembra mudança e dinamismo. Pode gerar para empresa uma auto-imagem criativa, com boa cultura e com espírito inovador.
  • Roxo/Violeta: Seu significado padrão soa algo como: Nobreza, espírito de criação e uma auto-imagem de mistério. Geralmente estar estampada em produtos de beleza e artigos de luxo e marcas estrangeiras.
  • Verde: Seu significado padrão varia para algo como: Sensação de relaxamento, equilíbrio e harmonia com a natureza. Normalmente usada em marca de produtos de higiene, em floriculturas e até mesmo em materiais voltado para a sustentabilidade.

Demais cores

  • Preto: O significado padrão geralmente representa algo como: Poder e elegância, também representa o sombrio. Empresas voltadas para público alvo como roqueiros e metaleiros, geralmente apostam na cor preta.
  • Branco: O significado padrão é voltado para algo como: Pureza e paz. Permite destaque dos elementos apresentados. Hospitais de saúde mental, normalmente usam bastante essa cor como parte de seus procedimentos terapêuticos.
  • Prata/Cinza: O significado padrão pode ser algo como: Conservadorismo e formalidade, flexibilidade e sensação agradável. É bastante utilizado em concessionárias de carros e em empresas industriais.

É preciso conhecer a importância das cores

O que todo mundo deve saber a respeito das cores? E qual a sua importância?

Então vamos lá conhecer um pouco mais sobre as cores.

Toda cor tem sua simbologia

Você já deve ter percebido que as cores estão em toda parte ao nosso redor. E os nossos olhos não somente traduz a textura de cada cor, como também traduz as emoções que cada uma produz em nós.

Diferente do que a maioria das pessoas pensa, as cores influenciam nossa vida mais do que pensamos. Nosso cérebro tem o poder de associar a cada cor a alguma simbologia que tenha ficado em nossa memória.

Para ler a notícia na íntegra, clique Aqui.