Como usar o Google Trends como ferramenta de marketing para descobrir tendências de busca

Se você trabalha com Marketing Digital ou o utiliza em seu negócio, saiba que o Trends é uma ferramenta de marketing muito valiosa para obter bons resultados. Se é um usuário curioso, que só quer saber o que é mais pesquisado no Google, ela também é bem interessante para responder suas perguntas.

DESIGNERD
Guilherme Dantas
20/012021

Você sabe o que é Google Trends? Essa ferramenta do gigante das buscas já tem mais de 14 anos de vida, mas muitas pessoas não a conhecem, enquanto outras até sabem de sua existência, mas não sabem como usar o Google Trends para seu proveito.

Se você trabalha com Marketing Digital ou o utiliza em seu negócio, saiba que o Trends é uma ferramenta de marketing muito valiosa para obter bons resultados. Se é um usuário curioso, que só quer saber o que é mais pesquisado no Google, ela também é bem interessante para responder suas perguntas.

Continue conosco para aprender mais sobre essa verdadeira fonte de insights, que pode fazer toda a diferença para o sucesso de suas iniciativas na internet.

O que é Google Trends?

É um site do Google que analisa a popularidade dos termos mais pesquisados na plataforma de busca em várias regiões e idiomas. Como o próprio site se define, ele mostra “como os dados do Google podem ser usados para contar histórias”, além de te permitir saber “o que o mundo está pesquisando”.

Lançado em 11 de maio de 2006, o site usa gráficos para comparar o volume de pesquisas de diferentes termos ao longo do tempo. É possível comparar interesses de busca desde 2004, quando o Google era muito menos utilizado do que é hoje.

Além das pesquisas feitas no Google, também é possível comparar o fluxo em outras plataformas, como pesquisas de imagens, de notícias, no YouTube e no Google Shopping.

Logo, podemos afirmar que uma pessoa que sabe como usar o Google Trends tem uma fonte de dados e informações valiosíssima ao alcance de suas mãos.

Ah, o melhor de tudo: o Google Trends é gratuito e pode ser usado por qualquer usuário.

Como usar o Google Trends para saber o que as pessoas mais pesquisam no Google?

Nesse tutorial super simples você verá como usar o Google Trends é bem fácil e prático.

O primeiro passo é acessar o site “trends.google.com.br”. Para ficar mais fácil, você pode clicar aqui e já ser direcionado para ele.

Logo ao abrir o Google Trends, você verá uma caixa de pesquisa que pode ser usada para inserir um ou mais termos de pesquisas (separados por vírgula) ou assuntos de seu interesse.

Nesse exemplo, comparamos duas coisas que as pessoas geralmente tem desejo de fazer: “aprender a desenhar” e “aprender a tocar violão”.

Então, nos deparamos com um gráfico que compara o interesse nesses dois termos ao longo do tempo.

Um pouco abaixo, vemos um detalhamento comparado por sub-região, ou seja, um mapa do Brasil com os estados que, na média, tiveram maior volume nas pesquisas por cada termo:

Neste caso, fica nítido que enquanto as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (com exceção de poucos estados) tem mais interesse em aprender a desenhar, as regiões Sul e Sudeste do Brasil, de modo geral, estão mais interessadas em aprender a tocar violão.

Ao lado, é possível ver a comparação na média de pesquisas entre os dois termos por estado. Assim, é possível saber quais foram as porcentagens de ambos termos em cada um dos estados, o que aumenta ainda mais a riqueza dos dados.

Descendo mais um pouco, vemos mais detalhes sobre cada um dos termos isolados e separados por estados:

Passando o cursor do mouse sobre cada estado é possível ver a intensidade do interesse nas buscas naquela região. Ao clicar no botão de “visualização de lista”, ao lado de “Sub-região”, aparecem os estados com maior interesse no termo em comparação com os demais, como vemos abaixo.

À direita, vemos as consultas relacionadas ao termo “aprender a desenhar”, ordenadas pelas que tiveram maior ascensão.

Ao clicar na opção “Em ascensão” e mudar para “Principais”, é possível visualizar quais foram as principais consultas relacionadas ao termo, ou seja, quais foram mais pesquisadas por quem estava interessado em “aprender a desenhar”.

Lembrando que essas opções estão disponíveis para todos os termos pesquisados.

Além da visualização dos dados, você ainda tem a opção de fazer o download, anexá-los em alguma página ou mesmo compartilhar com quem quiser. Para isso, basta escolher as opções destacadas na imagem em qualquer uma das seções em que os gráficos e resultados são apresentados:

Inclusive, fica aqui uma dica interessante: você pode comparar até 5 termos de pesquisa por vez. Portanto, seguindo a temática do que vimos acima, seria possível comparar “aprender a desenhar”, “aprender a tocar violão”, “aprender inglês”, “aprender programação” e “aprender a cozinhar”, por exemplo.

Para ver a notícia na fonte, clique AQUI..