8 livros que vão te ajudar na criação e gerenciamento de marcas

Quando falamos sobre Branding, existe muita coisa envolvida. O Design é um dos passos nessa caminhada da criação de uma marca com uma comunicação eficiente, mas não é o único.

DESIGNERD
JULIAN NUNES
01/02/2021

Nas recomendações de hoje, separamos 8 livros que poderão acrescentar muito ao designer, estudante ou empresário na criação e gestão de suas marcas.

Quem quiser conhecer mais sobre o Roberto Ribeiro, com o qual já tive o privilégio de trabalhar algumas vezes, designer com mais de 10 anos de experiência e especialista em design de marcas, poderá ver seus trabalhos nos links no final desse artigo.

Sendo apaixonado por sistemas de identidade visual, ele percebeu que ao agregar estratégias de branding em seus projetos, os resultados se tornavam mais impactantes, profundos, eficientes e rentáveis.

Por isso, compreender a criação de marca como um todo, é muito interessante, não só para o cliente ter um trabalho muito mais completo, mas também para você, profissional da área, poder oferecer mais serviços, justificando um orçamento mais recheado.

Design de Identidade da Marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas, de Alina Wheeler

A autora fornece um método comprovado e universal de cinco etapas para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à estratégia da marca, do design e desenvolvimento à aplicação, dos padrões de identidade ao lançamento e governança, este livro é uma referência indispensável para criar novas marcas e revitalizar marcas antigas. Além de apresentar com detalhes 50 estudos de caso, descreve objetivos, processos, estratégias, soluções e resultados.

É um ótimo livro para quem procura aprofundar no mundo da criação de marcas! Sendo um conteúdo que poderá enriquecer seu repertório, independente do nível de experiência.

Branding + design: a estratégia na criação de identidades de marca, de Sandra Ribeiro Cameira

Um logo que se destaca não é apenas o resultado de um instante de inspiração. Normalmente, essa identidade vem da criatividade do designer e da estratégia de gestão profissional da marca, ou seja, o Branding.

O livro aborda bem a relação do Branding e o Design através de diversos cases, tornando o aprendizado leve, mas entra também em questões conceituais, como semiótica. Com certeza é uma ótima opção para quem quer realmente saber mais sobre o processo de branding.

Marcas – Design Estratégico: do Símbolo à Gestão da Identidade Corporativa, de Cecilia Consolo

O objetivo deste livro é demonstrar a importância de incorporar designers à equipe de gerenciamento, especialmente nos departamentos de planejamento e estratégia que se concentram no gerenciamento de marca e identidade corporativa.

Esse material consegue ser, ao mesmo tempo, profundo e fácil de absorver. Isso é possível porque a autora contextualiza a criação de marca em diversos ângulos, camadas e momentos, adicionando assim conceitos que não conseguimos encontrar com facilidade em outros livros da lista.

Sendo assim, um ótimo livro para sua coleção sobre branding, identidade de marca e visual.

Story Brand, de Donald Miller

Donald Miller, o autor desse best-seller, tem entre suas qualidades o carisma e objetividade ao falar sobre sua especialidade: a comunicação.

Por isso, em seu livro não é diferente. Ele consegue traduzir de maneira bem clara sua mensagem com textos super objetivos.

E apesar de ter um grande foco na mensagem (falada ou escrita), esse livro não é apenas para copywritting ou criação de material de marketing, já que a comunicação clara impacta a relação com qualquer pessoa (cliente ou colaborador) que tiver relação com a empresa, e sua eficiência só vai aparecer quando essa mensagem é passada de maneira autêntica e única.

Encontre seu Porquê, de Simon Sinek

Além do livro, o autor Simon Sinek, teve grande visibilidade em seu TED Talk sobre o conceito de Golden Circle, sendo também um bom material para qualquer um, seja trabalhando com gestão de marca ou como profissional de qualquer outra área, já que encontrar o seu “porquê” é algo essencial para a vida profissional de todos.

O livro ajuda o leitor a refletir sobre o propósito, próprio ou da empresa/equipe, trazendo um guia com maneiras de ajudar a encontra-lo.

O herói e o fora-da-lei, de Margaret Mark e Carol S. Pearson

Antes de falar do livro em si, apenas um parênteses sobre arquétipos: essa palavra, que talvez soe um pouco estranha, representa um conceito que é amplamente estudado na psicologia, filosofia e quando vamos criar uma história. Os arquétipos são representações do inconsciente coletivo, ou seja, aquelas verdades que temos em nosso interior, que são naturais pra gente, mesmo sem sabermos o motivo.

Assim como no livro anterior, mas com uma outra abordagem, as autoras desse clássico propõem te ajudar com o propósito da sua empresa, ou mesmo o seu, trazendo uma ótima análise da identidade arquetípica das marcas, nos dando ferramentas de compreender melhor o papel delas na sociedade.

Desse jeito, não ficamos apenas na superficialidade e oportunismo da venda, mas sim aprofundar na imagem e no significado da marca a partir dos olhos do seu público.

É um material muito bom para quem já estuda sobre isso, e também para quem se interessa por histórias, psicologia, ou simplesmente gosta de ver e analisar o significado de tudo.

Pensar com Tipos, de Ellen Lupton

O processo de criação de marca passa por várias etapas, e claro que o design é uma etapa essencial e talvez uma das preferidas de muitos aqui. Por isso a tipografia tem que ser lembrada e sua importância é inegável.

Já citamos anteriormente alguns livros sobre tipografia para quem deseja se aprofundar no assunto, que aborda um pouco desse e outros ótimos livros para te ajudar na escolha e compreensão dos tipos.

Esse livro é ótimo tanto para quem quer começar do básico como quem quer se aprofundar, contando até com exercícios práticos.

Briefing: A gestão do projeto de design, de Peter L. Phillips

Um bom briefing pode economizar muito trabalho e evitar problemas burocráticos no processo de criação. A estrutura de recursos e metas orienta a criação, não limitando-a, mas sim aprimorando e valorizando os resultados.

Este livro é bem direto e claro, podendo ajudar profissionais e estudantes a compreender a importância do briefing e como faze-lo de forma eficaz.

Escrito com base na experiência profissional do autor, é fácil encontrar semelhanças com o dia a dia da empresa e do designer.

Conclusão

Como vimos, esse tema é extremamente amplo e passeia por várias áreas diferentes, tanto da criação como do negócio em si. Sendo necessário que o profissional seja realmente um eterno estudante.

E como disse lá no início, as indicações foram feitas pelo designer Roberto Ribeiro. Para conhecer melhor visite seu site e redes sociais: Site | Behance | LinkedIn | Facebook | Instagram.

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