Todo esse trabalho é feito baseado em tendências, assim como na moda existem tendências com relação às criações no ramo do design e elas mudam de maneira bem rápida
DESIGNER BRASILIEIROS
03/01/2019
A importância do design gráfico é inquestionável, é por meio dele que se cria um reconhecimento rápido de determinada marca, ele é parte fundamental do marketing de qualquer produto. Basicamente é a imagem que representa todo um conceito e projeto por trás.
Todo esse trabalho é feito baseado em tendências, assim como na moda existem tendências com relação às criações no ramo do design e elas mudam de maneira bem rápida.
Mas, mesmo em tempos de velocidade é possível prever aquilo que será mais relevante nos próximos anos, isso se baseando no que está em alta e no histórico dos anos anteriores.
Para você se manter por dentro das novidades desse ramo selecionamos as principais tendências em design gráfico para esse ano.
6 tendências em design gráfico para 2019 que você precisa conferir!
1. Logotipo responsivo
Uma ideia que surgiu a alguns anos é o uso de logotipos responsivos, ou seja, design que se adaptam a diversas plataformas de uso, as novas logos se adaptam a cada tipo e tamanho de tela.
Hoje o principal instrumento de navegação são os smartphones mas, as compras ainda são feitas, em sua maioria, por notebooks e computadores, isso traz essa necessidade de adaptar sua marca para qualquer tipo de tela que seja usado.
Outro ponto é conseguir usar essa logo também em materiais impressos de maneira que o trabalho gráfico seja mantido o mesmo, sem alterações de cores ou formato.
2. Uso de gradiente
O uso do degradê foi muito forte à alguns anos, mas depois perdeu força e se tornou ultrapassado. Hoje essa técnica vem sendo utilizada como uma forma de evolução de uma técnica que está bem em alta, o flat design.
O degradê pode ser visto sendo usado pelas maiores empresas do mundo como o instagram e isso traz essa ferramenta de volta às tendências, em 2019 será bastante visto trabalho desenvolvidos utilizando essa técnica.
3. Profundidade
Assim como o uso de gradiente, as sombras foram muito utilizadas em projetos de alguns anos atrás e estavam no topo das tendências, mas como esse é um mundo dinâmico essa técnica deixou de ser usada dando espaço a projetos mais simples e minimalistas.
Nessa nova ideia de simplicidade os trabalhos em 2D eram mais adequados e se tornaram a tendência do momento.
Depois de algum tempo o uso da profundidade está voltando mas de uma forma bem diferente, ela vem sendo utilizada agora como ferramenta que permite transmitir ao usuário uma organograma visual e deixando assim o projeto mais simples de ser lido.
4. Bicromia
Para ter um resultado de bicromia é usada uma técnica de duo tone, onde duas cores são impressas sobrepostas criando uma cor diferenciada. Normalmente as cores utilizadas são as mais vivas e fortes e isso cria trabalhos inovadores.
Hoje os programas já permitem usar essa técnica com três e até quatro cores diferentes e isso potencializa a capacidade de criação para novos projetos.
Essa técnica vem sendo usada por grandes marcas mundiais e por isso vem retornando as tendências e em 2019 deve se tornar ainda mais forte.
5. Paleta de cores anos 80 e 90
Os anos 80 e 90 são décadas conhecidas pela sua extravagância e isso está de volta, pelo menos no mundo do design gráfico. A tendência agora é misturar tons pastéis e cores vivas ou elétricas.
As formas dos projetos também voltarão com inspiração nessas décadas, serão vistas muitas formas geométricas e artes abstratas, muito comuns nas décadas passadas.
6. Animações
A movimentação das ações realizadas nos aplicativos e páginas que visitamos é uma forma de fornecer ao usuário a sensação de que suas ações físicas controlam a movimentação virtual dos mecanismos, isso é parte da micro interação.
Mas hoje ela vem ganhando espaço com idéias mais evoluídas, como o uso de Gif´s que são uma forma de chamar a atenção do seu público e lhe transmitir uma mensagem de maneira rápida e simples.
Fique atento às tendências!
É muito importante estar em constante aprendizado, principalmente em profissões que sofrem tanta influência em pouco tempo quanto o design gráfico, é preciso se manter antenado para fornecer o que há de mais atual para seus clientes.
Para ler a notícia na íntegra, clique Aqui.