A mudança poderá exigir redesign do site, possuir equipe própria e especializada, ou ter uma agência especializada em Growth-Driven Designpara aplicar as tendências
MARFIM.COM
18/03/2019
Conhecer as tendências, técnicas e ferramentas de web design web para 2019 ajudará você a melhorar a apresentação do seu produto ou serviço no ambiente digital.
Sair dos padrões para aplicar novas tendências não é uma tarefa simples. A mudança poderá exigir redesign do site, possuir equipe própria e especializada, ou ter uma agência especializada em Growth-Driven Designpara aplicar as tendências.
Quando uma empresa decide entrar no ambiente digital, é comum ela olhar para o lado e ver o que os concorrentes estão fazendo e seguir o que já esta pronto. Acreditando que aquela é a melhor solução, mesmo sem conhecimento dos resultados.
E esse é um ponto importante quando falamos de sites. Afinal, 75% das pessoas baseiam a credibilidade da empresa pelo site que encontram.
Tendências devem ser encaradas, primeiramente, como uma tentativa de se diferenciar, principalmente da concorrência. Inovar, ser criativo e se distanciar dos padrões pré-estabelecidos pode ser a melhor forma de se mostrar diferente em mercados iguais.
Em segundo, nenhuma tendência vai substituir as leis do web design. Que é oferecer aos visitantes condições claras de navegabilidade, responsividade e interatividade.
Se você é um web designer e pretende incluir novas tendências no desenvolvimento de seus projetos, esteja preparado para demonstrar isso aos seus clientes e matar as objeções que naturalmente vão surgir.
Conheça agora 10 Tendências de Web Design para 2019 que eu já estou aplicando nos meus trabalhos.
1. Layouts de Grade Quebrada
Se você já teve a oportunidade de folhear ou ler o livro “Layout”, de Gabvin Ambrose e Paul Harris, vai identificar que layouts de grade quebrada é algo comum no mundo do design gráfico.
Mas quando falamos de sites, em um contexto geral, estamos policiados a manter uma estrutura padrão. De alinhamento, de grid, que muitas vezes não agrada e não surpreende ninguém.
Em sites nacionais, observamos que a regra é a harmonia e lógica da grade. Com todos os elementos textuais alinhados para a esquerda. De fato, nada errado. Mas é interessante observar que existe aceitação de caixas de texto em diferentes espaços, seja ele central ou à direita.
A grade quebrada possibilita destacar a atenção do visitante para pontos importantes do site (principalmente em telas grandes), destacando chamadas de ação, portfólio ou como no caso acima, a formação daquela autoridade.
2. Brutalismo
No final de 2017 recebemos dois orçamentos para desenvolvimento de sites. O fato curioso é que no briefing de ambos os projetos, havia referências de sites com claros sinais de brutalismo.
De forma geral, a tendência do brutalismo é a simplificação ao extremo, é abrir um espaço para que os web designers desenvolvam o conteúdo da forma mais simples possível. De fato, é algo que poucos negócios estão dispostos a fazer atualmente.
Longe de qualquer manual de “como fazer sites”, o brutalismo pode ser visto muitas vezes como o resultado de algo amador.
E quem pensaria em aplicar o brutalismo na concepção de seus sites? Gucci e Balenciaga.
Caso queira conhecer mais sites com esta tendência, segue o link: http://brutalistwebsites.com/. Os desenhos de site são de impressionar.
A opção pelo brutalismo exige talento do designer. Pois não se trata apenas de um jogo desordenado e despreocupado com as leis básicas de navegabilidade e responsividade.
Se você visitar o link ali a cima, vai observar que o que design é desconcertante. Mas são sites muito bem estruturados onde você encontra as informações que precisa de forma simples.
3. Elementos Animados
Conheço web designers que defendem o uso de animações de elementos e outros que abominam tal prática. Estes, justificam que elementos animados afetam o carregamento de página e por consequência, prejudica o SEO do site.
O fato é que a anulação de elementos animados anula um importante elemento do web design: movimento e interação. Sites devem ser muito mais do que imagens e textos estáticos. Sites não precisam ser estáticos.
Elementos simples de animação podem ajudar os visitantes na compreensão e destaque de pontos importantes. Você mesmo lê todo o conteúdo de uma página ou procura os pontos principais?
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